"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16.33)

Reparem na imagem.

Enfim, farei uma breve explicação do perigo que é o uso de mídia pirata em seu leitor de DVD.

Tudo nos computadores se resumem aos números binários, ou seja, toda foto, video, botão, musica, mouse, tudo é nada mais e nada menos que uma combinação de milhares, milhões, bilhões e as vezes até trilhões de 0 e 1. É muito zeros pra cá, muito um pra lá. Mas é apenas os dois, não existe o valor 2 em computadores, tudo é 0 ou 1. Legal, então, como funciona os DVDs?

Quando você usa um programa para gravar os discos, normalmente ele usa o termo “Queimar o DVD”, ou mesmo que esteja escrito “Gravar” a palavra vem acompanhada de um fósforo aceso. Por que? O laser que é capaz de gravar discos DVDs quando o valor é 1 ele irá fazer uma micro-queimadura na lâmina, e quando o valor é 0 ele não irá queimar nada, deixando do jeito que está.

Mas professor, eu olho para o disco e vejo tudo liso, tem nada queimado aqui???

Vamos aos números, 1 único BYTE é composto por 8 BITS, cada BIT ou é ZERO ou é UM, ou seja… isso aqui é um BYTE: 01100111. Um DVD normal tem aproximadamente 4.7 Gigabytes de tamanho. Calculando.

1 (B) Byte = 8 bits

1 (KB) Kilobyte = 1.024 B = 8.192 bits

1 (MB) Megabyte = 1.024 KB =8.388.608 bits

1 (GB) Gigabyte = 1.024 MB = 8.589.934.592 bits

4,7 de um DVD = 40.372.692.582 bits

Ou seja… em um único DVD é possível ter 40.372.692.582 micro-queimaduras. Isso é microscópico e jamais o olho humano será capaz de enxergar, mas para um Laser isso é espaço de sobra se tratando de leituras ou gravações.

Legal, agora, porque os DVDs piratas danificam os aparelhos????

Quando eu jogo um feixe de laser (de diodo semicondutor) em um disco prata (ou mesmo em casos raros, o disco dourado), a luz refratada é quase íntegra, não em potência, mas sim em qualidade. Digamos que se eu emito 100% da luz, em um disco prata ele retorna 99,9995%.

Agora, se eu uso um disco pirata cujo o fundo do DVD é roxo ou azul, quando eu emito a luz, ela é absorvida e chegando a refratar até 98% e isso é muito pouco. Sem contar que muitos discos piratas são bem translúcidos, isso é, a luz atravessa o disco. Isso é FODA! Pois se a luz que foi emitida atravessar o disco, fudeu. Ela vai bater lá na tampa do aparelho ou na parte superior, com isso vai forçar o canhão de diodo (canhão laser) e vai enfraquecê-lo, afinal o diodo tem vida útil. O DVD que voce grava no seu computador, se ele for de boa marca, ele até segura a onda, mas nem é bom ficar usando-0 direto, recomendo esses discos para backup e não para uso constante.

Mas você acha que alguém do mercado de DVDs piratas está se importando com o seu leitor? Você acha que alguém que tem que fazer 5.000 cópias por dia e tem que ser no menor custo possível vai querer fazer algo com qualidade? Francamente. DVD PIRATA SÓ FODE VOCÊ. Olhem para a imagem e veja como funciona um processo de gravação dessas mídias, cada gabinete tem 5 drives de gravação, são pilhas e pilhas de mídias TOSCAS e são justamente elas que vão estragar o seu aparelho de DVD.

Então, amigos, se você vai assistir filmes, assistir shows no seu DVD lembre que quem está estragando seu aparelho é a sua mentalidade, pois uma locação de DVD vai de 2,00 reais até 6,50. E este é um preço muito menor do que o seu DVD Player.

Compensa arriscar?


Comentários a: "DVD pirata, realmente estraga?" (18)

  1. Sou totalmente contra a pirataria. Não pelo risco de dano, mas por valorizar o que é bem feito. Sem contar em impostos e etc.
    Não tenho nada pirata, nunca tive. Nem software. Não gosto mesmo e não incentivo ninguém a ter.

    obs: como mandar o link desse post via email a mais pessoas?!

    • Joao Paulo Cheab said:

      Uai, Ana, não tinha reparado nisso até agora… Vou ver se nas ferramentas do WordPress eu encontro essa funcionalidade. E coloco já já. Obrigado pela dica.

  2. Flávio Gomes said:

    https://cheab.wordpress.com/2010/06/19/dvd-pirata/ <– copia e cola no buzz =)

    E pelo valor da locação vs. compra do pirata, compensa sim, se for a única coisa que você for colocar na balança.

    Eu já prefiro alugar simplesmente por não querer juntar tranqueira em casa e só compro o que eu realmente gosto, ou para repassar minha grana pra quem supostamente merece, já que 99% do dinheiro vá pra gravadora e distribuidora ao invés dos artistas.

  3. Marcelo said:

    Bem devo mencionar que o autor desse artigo não entende absolutamente nada de tecnologias de
    mídias. Ele se baseia em mitos que outros falaram a ele. Pois bem vou esclarecer o assunto.
    Sou engenheiro eletrônico e quero exclarecer que “CD ou DVD PIRATA” NÃO “ESTRAGA” o aparelho pois os níveis da intensidade da luz lazer refletida nos discos graváveis (piratas) e prensados (discos originais) são praticamente os mesmos (possuem diferenças desprezíveis pelos aparelhos reprodutores de CD ou DVD e portanto a vida util do aparelho é praticamente a mesma de um aparelho de mesmo modelo, número de série sem modificações no aparelho (é os fabricantes cometem falhas e por isso o aparelho apresenta defeitos antes do tempo) que toca somente midias originais. Podemos fazer testes de durabilidade da unidade optica (leitor do aparelho) com 2 aparelhos absolutamente iguais sendo que, o primeiro irá reproduzir discos gravados (pirata) e o outro discos prensados (originais). Ao acabar a vida util da unidade optica chegaremos a conclusão que os dois aparelhos “pifaram” praticamente ao mesmo tempo. Assim
    fica provado que midias gravaveis não diminuem a vida util do aparelho, já que nestes existem circuitos que controlam a corrente de lazer e assim controlam a potência da mesma, não permitindo que aja um excesso de temperatura não prevista no diodo lazer e assim evitando “queimar mais rápido”. Se a temperatura no diodo lazer que está dentro da unidade optica ficar nos valores previstos pelo projeto então sua durabilidade estará garantida, independente de qual midia ele irá fazer a leitura.

    • julio said:

      Pois bem, não sou engenheiro eletronico e não tenho nenhuma instrução nesse assunto, apenas sei dizer que rodo dvd’s piratas em meu leitor de dvd sony a + de 4 anos e nunca apresentou defeito, mesmo no computador nunca deu problema, a não ser quando a midia estava riscada ou com defeito o qual parece que o leitor força para ler o arquivo e trava, bem….então não creio que midias gravadas aleatóriamentes possam realmente danificar os aparelhos…agora…..outra coisa o que se entende por pirataria? o fato de uma midia ser gravada ou não em estudio e maquinário proprio não quer dizer que ela é de má qualidade, pirata é o termo usado para denominar algo ou cópia que não arrecada impostos, eu prefiro denominar como “alternativo”, se as midias originais tivessem um valor acessivel não teria por que haver pirataria, mas nossos governantes não querem baixar os ditos impostos e gastam muito mais com campanhas e operações anti-pirataria, mas, não querem baixar os impostos, e agora me digam se uma familia da classe B,C ou D pode ficar alugando ou comprando dvd’s ou blu ray’s originais por aí? claro que não!!! seria o pão e o leite das crianças ou o DVD? quem critica em demasia a pirataria deveria levar em conta que ela só existe porque os maiores consumidores desse meio de entretenimento é a classe baixa, que “NÃO” tem condições de comprar uma midia original, mutos dizem que a pirataria sustenta a mafia, o trafico, tambem, discordo em partes disso, acredito sim que muitos pais de familia só não estão no mundo do tráfico pq sustentam seus filhos com a fabricação e vendas de dvd pirata, agora se vcs pudessem escolher, o que prefeririam? o trafico ou a pirataria? eu já tenho minha opinião.

    • Eduardo Barros said:

      Eu sou técnico em eletrônica há 25 anos e realizo manutenção em aparelhos de CD, DVD e BLU RAY, tendo iniciado na manutenção de CD players em 1995, tendo me aperfeiçoado nessa área e participado de cursos e treinamentos nessas tecnologias. Os primeiros players de CD e DVD’s, não reproduziam mídias não originais, ou se conseguissem reproduzi-las era de forma deficiente ou reduzindo drasticamente a vida útil da unidade óptica (leitor), devido as mídias graváveis absorverem uma porcentagem maior dos feixes laser, o que provocava erros de leitura e um esforço muito maior do sistema de servo controle das bobinas de foco e tracking da unidade óptica, que trabalhavam de forma mais intensa tentando corrigir ou amenizar os erros de leitura dessas mídias, isso acarretava num desgaste prematuro do sistema. Com os avanços tecnológicos dos circuitos e das unidades ópticas esses problemas foram sendo contornados e atualmente o desgaste de um aparelho que reproduz mais mídias piratas (graváveis) e de um outro que reproduz mais mídias originais, se tornou praticamente o mesmo. Isso eu me baseio não apenas em dados teóricos mais também pela quantidade, horas de uso e forma de uso desses aparelhos que recebo para conserto. Sendo que as horas de uso é fácil de ser aferida entrando no modo de serviço da maioria dos DVD players e BLU RAY players, e pelas informações sobre a forma de uso expostas pelos clientes, além das informações técnicas de alguns fabricantes desses aparelhos.
      Resumindo: No passado as mídias piratas realmente danificavam os aparelhos, atualmente não, apesar da durabilidade, qualidade dessas mídias serem inferiores aos das mídias originais.

  4. Joao Paulo Cheab said:

    Obrigado pelo comentário Marcelo, devo ressaltar que me baseei no que aprendi na faculdade e em outras pesquisas, o que pode não ser a verdade. Seu comentário foi de grande valia para mim. Espero poder ter sempre leitores aptos a criticar e/ou elogiar o conteúdo deste blog.
    😀

  5. […] DVD pirata, realmente estraga? Junho, 2010 5 comentários 3 […]

  6. tatielly said:

    Parabens pelo autor do blog !
    Bem informado do assunto deu pra entender mto bem o post eu tenho que fazer e explicar um trabalho sobre a pirataria aki axei mta coisa d suma importância para o meu trabalho !
    vlw ! Parabens !!!

    • donizeti said:

      JÁ QUE COLOCOU UM TEXTO BÍBLICO NO CABEÇALHO DO BLOG, DEVERIA COLOCAR ESTE TAMBÉM: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
      Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Colossenses 3:8 Ou seja, MANERE o Linguajar!!

      Pirataria tem HAVER com Ganho ilícito sobre a obra de alguém que Gastou muito para produzir de forma legal. E MIDIAS para Gravação ROXA não são para pirataria, mas para diferenciar das brancas produzidas industrialmente. Existem midias ROXAS de excelente qualidade.

      A vida útil do DVD player, este video pode explicar melhor: http://www.youtube.com/watch?v=pDPsWANkS-g

      • João Paulo Cheab said:

        Oi irmão Donizeti… antes de tudo, eu já perdoo você pela sua falta de discrição ao comentar… parece lhe faltar amor nas palavras… então antes de tudo, deixe as pedras no chão, vamos viver o evangelho daquele jeito simples e genuíno que Jesus nos chama pra viver. Mas não se preocupe com o linguajar desse texto, quando eu o escrevi, nessa época, eu não era um filho de Deus, eu ainda vivia em pecado… o verso bíblico que acompanha este blog (e as atuais postagens, de setembro de 2010 pra cá, quando me converti) falam mesmo do evangelho… porque, diante do seu comentário, eu realmente me preocupo se você conhece Jesus ou se só conhece a Palavra de Deus. Eu percebi que você conhece versículos de cor e salteado, tem tudo na ponta da língua, e está de parabéns por isso, mas conhecer a Palavra de Deus é diferente de conhecer Jesus, pois quem disse que ama a Deus e não ama seu irmão é ????, você já leu isso também… rs. Então, querido, me perdoe as palavras torpes deste texto, é do tempo em que eu não conhecia Jesus… mas eu te deixo uma dica… procure amar seu irmão, versículos decorados até Satanás no deserto sabia, mas amar, só os nascidos de Deus podem dar os frutos verdadeiros do Espírito Santo. Eu oro para que você entenda que a Bíblia só muni seu coração de certeza das coisas dessa vida e do século vindouro, te dá preparo para enfrentar as dificuldades, e te corrige o caráter… mas a bíblia jamais deve ser usada pra acusar alguém… isso é coisa de fariseu, meu irmão!🙂 Então, vamos praticar o ágape com as pessoas a partir de agora? Amém?! Grande abraço pra você, e que a graça daquele que nos amou primeiro, e sem merecermos, Ele mesmo se entregou por nossos pecados, que a graça Dele te acompanhe, e que de uma vez por todas você entenda que o Reino dos Céus é amor, paz e bondade, é justiça, igualdade e misericórdia. É eterno.

  7. donizeti said:

    JÁ QUE COLOCOU UM TEXTO BÍBLICO NO CABEÇALHO DO BLOG, DEVERIA COLOCAR ESTE TAMBÉM: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
    Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Colossenses 3:8 Ou seja, MANERE o Linguajar!!

    Pirataria tem HAVER com Ganho ilícito sobre a obra de alguém que Gastou muito para produzir de forma legal. E MIDIAS para Gravação ROXA não são para pirataria, mas para diferenciar das brancas produzidas industrialmente. Existem midias ROXAS de excelente qualidade.

    A vida útil do DVD player, este video pode explicar melhor: http://www.youtube.com/watch?v=pDPsWANkS-g

    • João Paulo Cheab said:

      Oi irmão Donizeti… antes de tudo, eu já perdoo você pela sua falta de discrição ao comentar… parece lhe faltar amor nas palavras… então antes de tudo, deixe as pedras no chão, vamos viver o evangelho daquele jeito simples e genuíno que Jesus nos chama pra viver. Mas não se preocupe com o linguajar desse texto, quando eu o escrevi, nessa época, eu não era um filho de Deus, eu ainda vivia em pecado… o verso bíblico que acompanha este blog (e as atuais postagens, de setembro de 2010 pra cá, quando me converti) falam mesmo do evangelho… porque, diante do seu comentário, eu realmente me preocupo se você conhece Jesus ou se só conhece a Palavra de Deus. Eu percebi que você conhece versículos de cor e salteado, tem tudo na ponta da língua, e está de parabéns por isso, mas conhecer a Palavra de Deus é diferente de conhecer Jesus, pois quem disse que ama a Deus e não ama seu irmão é ????, você já leu isso também… rs. Então, querido, me perdoe as palavras torpes deste texto, é do tempo em que eu não conhecia Jesus… mas eu te deixo uma dica… procure amar seu irmão, versículos decorados até Satanás no deserto sabia, mas amar, só os nascidos de Deus podem dar os frutos verdadeiros do Espírito Santo. Eu oro para que você entenda que a Bíblia só muni seu coração de certeza das coisas dessa vida e do século vindouro, te dá preparo para enfrentar as dificuldades, e te corrige o caráter… mas a bíblia jamais deve ser usada pra acusar alguém… isso é coisa de fariseu, meu irmão!🙂 Então, vamos praticar o ágape com as pessoas a partir de agora? Amém?! Grande abraço pra você, e que a graça daquele que nos amou primeiro, e sem merecermos, Ele mesmo se entregou por nossos pecados, que a graça Dele te acompanhe, e que de uma vez por todas você entenda que o Reino dos Céus é amor, paz e bondade, é justiça, igualdade e misericórdia. É eterno.

  8. roberto said:

    O povo pode alugar filmes n comprar pirata , pois prefiro pagar 5 reasi dependendo do filme do que ter um filme que no futuro n muito longe ter q pagar um novo aparelho !!

  9. Paulo Henrique said:

    Direto é reto.Meu player de sala,talvez nunca tenha reproduzido um DVD ‘Original” pelo menos que eu me lembre.E sua utilização data de 8 ou 9 anos.Conclusão: DVD Pirata não estraga coisa alguma. O resto é BALELA!!!!!!!

  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk estraga o bolso de quem não lucra com os direitos autorrais,hummm. quando o aparelho tem que estragar colega! estraga ate com o original sacou??? eo resto e apenas restos de nada.

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

